Menu

Prejuízos com Spam superam 20 bilhões de dólares ao ano

Analista da Forrester, Jan Sundgren disse à TechNewsWorld que, além do volume de spam e o prejuízo que ele causa, os trabalhadores das empresas permanecem ainda frustrados pela quantidade de e-mails indesejados que atravessam as redes corporativas, porque muitas vezes o material é pornográfico ou ofensivo.

 A empresa de pesquisa da indústria de tecnologia de Nova York confirmou as queixas dos consumidores , analistas, trabalhadores de escritório e legisladores, culpando o correio eletrônico não solicitado, conhecido como spam, por quase $ 20 bilhões de dólares em perda de tempo e despesas no mundo todo.

Com base em vários fatores, tais como produtividade e perdas de largura de banda , a empresa de consultoria de Nova York, Basex, informou que o spam dentro das empresas pode custar entre 1.500 a 2.500 reais por ano para cada usuário. Enquanto a perda estimada de $ 20 bilhões de dólares se encaixa com outras estimativas da indústria sobre o preço anual de lixo eletrônico, a Basex indicou que os problemas estão crescendo a uma taxa de quase 100 por cento ao ano.

"Considerando o ambiente virtual em que praticamente qualquer pessoa pode comprar uma lista de 25 milhões de endereços de e-mail por 50,00 reais e enviar e-mail a todos os 25 milhões de endereços qualquer propaganda sem praticamente nenhum custo, não deveria ser nenhuma surpresa que o spam se tornou um grande problema ", escreveu o analista-chefe Jonathan Spira Basex em um relatório intitulado “Spam e seu impacto sobre os gastos com TI e Produtividade”.

Spira disse à TechNewsWorld que o problema do spam é provável que piore antes de melhorar, apesar dos esforços legislativos e corporativos para combatê-lo, que são limitados pela geografia e pela jurisdição. "

Custo com Spam

Basex listou como perda de produtividade, sistemas de e- mail abarrotados, consumo inútil da largura de banda de internet , custos de armazenamento, suporte técnico ao usuário e software antispam, entre os custos do spam para as corporações . Spira acrescentou que uma parcela significativa das perdas associadas com o spam tem um impacto negativo sobre os gastos de TI e sobre as verbas que teriam sido gastos em outras iniciativas , se não fosse para a luta contra o lixo eletrônico.

Indicando que o spam já responde por quase a metade de todo o tráfego do servidor de correio, Basex se referia a um teste da Câmara Federal de Trading dos EUA, que resultou em mais de 3.300 mensagens de spam sendo enviadas para 250 endereços de e-mail publicados propositalmente em sites na internet, salas de bate-papo , grupos de notícias e diretórios durante seis semanas. A primeira mensagem veio apenas nove minutos depois de um endereço de e-mail ser publicado em uma sala de bate-papo , de acordo com Basex .

Fator frustração

Basex disse que uma pesquisa recente revelou que o spam incomoda muito aos usuários , que gastam uma média de 15 minutos por dia apagando as mensagens indesejadas. Além disso, outro perigo para a produtividade é que os usuários podem inadvertidamente excluir e-mails legítimos que são identificados incorretamente como spam ou se perdem no "grande volume de spam. "

Basex também se referiu aos prejuízos para as empresas legítimas de marketing por e-mail, que estão sofrendo com os usuários que não querem mais fornecer os seus endereços de e-mail. Estas empresas normalmente usam uma abordagem opt-in e muitas vezes são confundidas com spammers que falsificam a origem ou a natureza de suas mensagens não solicitadas.

"Como resultado , as empresas que enviam estas mensagens legítimas perdem receitas e, ao destinatário, pode faltar um produto ou serviço importante que é realmente desejado ", escreveu Spira .

Basex apontou para o aumento dos esforços para combater o spam, o que inclui medidas legislativas, como a do governo federal americano, recentemente aprovada Can- Spam Act e a colaboração anunciada pela Microsoft junto ao procurador-geral de Nova York em processar um suposto rei do spam acusado de contribuir para o dilúvio de lixo eletrônico que recebemos.

Analista de Indústria, Joyce Graff, disse à TechNewsWorld que os esforços são suscetíveis de ter um efeito positivo sobre o spam ", afinal, nós estamos produzindo algumas leis que fazem sentido . "

No entanto, Graff indica que a onda de spam é provável que continue a aumentar, desde que haja incentivo financeiro para que as pessoas enviem e-mails indesejados .

"Eu não acho que isso vai piorar antes que fique melhor, mas não vai ter um grande efeito drop- off ", disse ela .